Bioquimica
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho estaremos abordando os estados físicos da matéria, a matéria escolhida para a análise é o Ferro, composto muito utilizado na área industrial.
Para ocorrer a explanação do tema em questão estaremos apresentando o conceitos de cada estado físico da matéria, um gráfico para a representação do estado físico do ferro e uma breve explanação sobre como ocorre os processos de fusão e vaporização e qual temperatura tende a ocorrer.
Fases de agregação da matéria
A matéria pode ser encontrada em três fases de agregação:
-sólido
-líquido
-gasoso
Estes são os três estados básicos da matéria, mas a matéria pode mudar de estado devido a certas condições de pressão e temperatura.
Por exemplo, a água, que é encontrada no estado sólido quando está a uma temperatura de menos um grau Celsius (-1ºC) e quando recebe energia as moléculas de água que estavam em um estado de agregação começam a se agitar e se separar passando para o estado líquido quando atinge a temperatura de zero grau Celsius (0°C), através do processo de fusão, após receber mais energia a as moléculas de água se agitam e se separam passando para o estado gasoso a uma temperatura de cem graus Celsius (100°C) processo conhecido como vaporização. (No exemplo assim, foi considerado a pressão de 1atm.)
A água sempre vai ser e sempre será o exemplo mais fácil e mais corriqueiro utilizado para a abordagem do tema, mas para comprovar que não é só a água que é encontrada nos três estados físicos vamos abordar o elemento Ferro (Fe) que em temperatura ambiente e uma pressão de 1atm, se encontra no estado sólido.
O Ferro é um metal de transição que é extraído da natureza sob a forma de minério de ferro (estado sólido) é o metal mais usado em indústrias pelo seu baixo preço e dureza.