Bioquimica
Todos os seres vivos gastam energia para manterem organizadas suas diversas atividades celulares. Energia é a capacidade de gerar mudança, realizar trabalho e reorganizar uma porção de matéria.
A luz solar é a fonte externa mais importante de energia para os seres vivos. Já a respiração celular, através da oxidação de compostos orgânicos, é o principal processo na geração desta energia dentro das células.
O fenômeno da respiração celular, consiste na extração de energia química armazenada nas moléculas de glicose, com a participação do oxigênio. É um processo contínuo, que acontece em todas as células dos seres aeróbios, tanto de dia como de noite. Se o mecanismo respiratório for paralisado num indivíduo, suas células deixam de dispor da energia necessária para o desempenho de suas funções vitais e inicia-se, então, o processo de morte celular, de desorganização da matéria viva, e consequentemente da morte do indivíduo. Por ser a glicose o principal metabólito utilizado pelas células, é comum representar a respiração pela equação: C6H12O6 + 6O2 ---> 6CO2 + 6H2O + Energia.
A respiração celular na maioria dos seres vivos é realizada dentro de uma organela com forma de chinelo: a mitocôndria. As mitocôndrias são consideradas verdadeiras “Usinas” de energia. O número de mitocôndrias variam