Bioquimica
“A água é o solvente no qual ocorre a maioria das reações bioquímicas, e suas propriedades são essenciais para a formação de estruturas macromoleculares e o progresso de reações químicas.”(STRYER, 2008) A água pode ser obtida por nós seres vivos através de líquidos, alimentos e de forma metabólica, e pode ser eliminada de forma sensível (Ex: urina, fezes) ou insensível (Ex: transpiração, respiração). A relação de entrada e saída de água no corpo é conhecida como balanço-hídrico, e uma ingesta excessiva pode causar uma intoxicação por água conhecida como “hiponatremia”, que causa perda de eletrólitos.
“Há uma atração eletrostática entre o átomo de hidrogênio de uma molécula de água e o hidrogênio da outra, chamada de ponte de hidrogênio.”(NELSON, 2006). Assim como as interações iônicas, as de van der Waals, e as hidrofóbicas, as pontes de hidrogênio são individualmente fracas, porém tem uma participação extremamente significativa quando em conjunto. A água é o principal fator para a determinação dos conceitos de pH e pKa de uma determinada substância, pois é um composto capaz de realizar a liberação de íons, ou seja, ionização.
“A água é um solvente muito eficaz para compostos iônicos. Apesar de ser uma molécula eletricamente neutra, um dos lados da molécula ( o átomo de O ) é rico em elétrons e possui carga parcial negativa. O outro lado ( os átomos de H ) tem carga parcial positiva. O íons positivos ( cátions) são atraídos pelo lado negativo de H2O ‘’ (BROWN, 2005) À medida em que é ionizada, a água