Bioquimica
Ionização da água: há sempre um par acido-base conjugado,para doador de próton(acido)tem seu receptor(base).Quanto menos o pK mais força de ionização do acido.
Equaçao: pH=pKa+log d/a
PH: O pH é definido como o inverso do logaritmo da concentração de H+:
Quando a solução terá um pH superior a 7 e diz-se que é básica ou alcalina. Quandoa solução tem um pH inferior a 7, dizendo-se que é uma solução ácida.
Tampões: substâncias que consegue manter o pH praticamente constante frente a adições de pequenas quantidades de adições de ácidos ou base.Fosfato e a Proteína são os principais tampões do fluido intracelular.São a adição de acido ou base fraca com um sal. O pKa é uma grandeza que permite saber a força de um ácido de forma mais intuitiva que através do valor de Ka. Quando pH é maior que o pKa a concentração de D=dissociado será maior que a de a=dissociado,e quando o pH for menos que o pKa a concentração de A será maior que a de D.Tampão = +ou – o ph da solução.
Carboidratos(CH2O):fonte de combustível,armazenamento.Elementos estruturais:polímero de glicose(celulose),DNA e RNA, quitina(polímero de D-glicosamina,açucares,amido).
Carbono assimétrico ou quiral:
Ligação glicosídica: entre dois monossacarídeos,sempre entre hidroxila e carbono anomerico(OH).
-Monossacarídeos(açúcares simples):uma só unidade de poli OH aldeído ou cetona,cadeia de carbonos ñ ramificadas.(frutose,galactose) .São compostos altamente polares.Possuem trioses(3)tetroses(4)pentoses(5),etc.
*aldose(aldeído-carbono1)