Bioquimica
Metodologia da Pesquisa
Alunos: André Pimentel Mateus Sara Sarrazim
Manaus,29 de Maio de 2013
Alunos: André Pimentel Rosicleide Brasil Mateus Sara Sarrazim
ESTIMATIVA DO NÍVEL DE INFESTAÇÃO DE RATOS NA CIDADE DE MANAUS
Este trabalho tem como objetivo
Este trabalho tem como objetivo
INTRODUÇÃO
Os roedores pertencem á ordem rodentia, o que significa roer em latim. Sua principal característica é a presença de dentes incisivos que cresce continuamente. Os roedores vivem em qualquer ambiente que lhe dê condições de sobrevivência. Os ratos e os camundongos, pertencem à subordem Sciurognathi, família Muridae, subfamília Murinae; são considerados sinantrópicos por associarem-se ao homem em virtude de terem seus ambientes prejudicados pela ação do próprio homem.
Das espécies sinantrópicas comensais, a ratazana (Rattus norvegicus), o rato de telhado (Rattus rattus), e o camundongo (Mus musculus), são particularmente importantes por terem distribuição cosmopolita e por serem responsáveis pela maior parte dos prejuízos econômicos e sanitários causados ao homem.
Referencial teórico
A presença de ratos nas ruas do Centro de Manaus não é novidade, entretanto a grande presença deles fora dos abrigos naturais tem provocado incômodo e preocupação, visto que são animais transmissores de doenças, entre elas a leptospirose, que em seu quadro mais severo, pode levar à morte.
A cena vem se repetindo, ano após ano, com mais frequência neste período em que aumenta o volume de chuvas e, consequentemente, ocorre a subida da água dos rios.
Quando a enchente atinge as galerias subterrâneas de esgoto da área central da cidade é inevitável á fuga deles para a superfície. Um dos pontos prediletos dos roedores é a área em que ficam as paradas de ônibus da Avenida Epaminondas, entre os colégios Militar e Dom Bosco. Além das pequenas galerias