Bioquimica (respostas)
CORREÇÃO
1. (a) I e III são formas abertas de ribose e arabinose (respectivamente). Indique para cada, se é D ou L. (b) II é uma forma furanosídica da ribose I. Indique se II é o anômero ou o . (c) Desenhe o anômero da arabinose. (d) IV é a trealose, um dissacarídeo que existe em fungos e leveduras. A trealose é um açúcar redutor? (e) Qual o produto de hidrólise da trealose (nome completo e estrutura)? [Explique todas as suas respostas!]
Respostas
A trealose é formada por 2 monossacarídeos (a e b) unidos por seus carbonos anoméricos. A hidrólise da trealose fornece a e b; mas pode-se notar que a estrutura b só difere de a na orientação da hidroxila anomérica: a e b são os anômeros e , respectivamente, da D-glicose. Portanto em resposta à pergunta: “O produto da hidrólise de 1 mol trealose são 2 mols de D-glicose (que é formada, em solução, pelos anômeros e , em equilíbrio – com predomínio do anômero , que é um pouco mais estável – e um pouco (uns 2%) da forma aberta (c).
2. Considere as três biomoléculas (C, D e E) abaixo:
a. Duas dessas biomoléculas participam na formação de membranas celulares; a outra serve como reserva de energia metabólica. Identifique-as segundo seu papel biológico e explique o que as torna aptas a isso.
b. Mostre as funções amida, éster, acetal, álcool e sal de amônio quaternário presentes nas moléculas acima.
c. Quais os produtos da hidrólise em meio aquoso básico (NaOH) da molécula C (acima). Que uso pode ter este processo?
Respostas a. As partes iônica (em D) e polar (em E) assinaladas e as longas caudas apolares correspondentes a ácidos graxos dão a D e E caráter anfifílico, tornando-as aptas a participar de membranas. Já C é estritamente apolar (é o principal triacilglicerídeo do azeite de oliva), sua combustão (seja em lamparinas ou por organismos) leva a grande liberação de energia.
b. Está mostrado nas figuras abaixo.
c. A reação