Biometria
Faculdade de Ciências Médicas
Biometria
Professor: Heitor Evangelista
Seminário de Biometria
Tatiane Julio Agostinho
Junho/2011
Estudo de Regressão e Correlação
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi comprovar, utilizando métodos estatísticos, a relação entre a cobertura de esgoto sanitário e a taxa de mortalidade por diarréia em crianças com menos de 5 anos de idade.Da população diretamente afetada, as crianças nesta faixa etária são as que mais sofrem. Para verificar a correlação entre estas duas variáveis, foi calculado o coeficiente de correlação (r de Pearson) para cada região do Brasil, foram construídos gráficos como a reta de regressão, que analisou o comportamento dessas duas variáveis em função do tempo, o diagrama de dispersão, o gráfico Box and Whisker e o gráfico das medianas, em escala logarítmica, que relacionaram as duas variáveis.Todos os dados foram retirados do DATASUS e o período em que ocorreu a pesquisa feita pelo IBGE foi de 2000 a 2007. Todos os gráficos foram construídos no programa Excel.
Introdução:
A população brasileira produz, em média, 8,4 bilhões de litros de esgoto por dia. Desse total, 5,4 bilhões não recebem nenhum tratamento, ou seja, apenas 36% do esgoto gerado nas cidades do país é tratado. O restante é despejado sem nenhum cuidado no meio ambiente, contaminando solo, rios, mananciais e praias do país inteiro, sem contar nos danos diretos que esse tipo de prática causa à saúde da população.As principais doenças relacionadas com a ausência de esgoto são a hepatite tipo A, a leptospirose e a diarréia.O soro caseiro que é uma das principais armas contra a diarréia, só faz o efeito desejado se a água utilizada no preparo for limpa.
A eficácia dos programas federais de combate à mortalidade infantil esbarra na falta de saneamento básico, que é responsável pela maioria dos casos de mortalidade por diarréia em crianças com menos de 5 anos. De acordo com