Biomedicina
INTRODUÇÃO: Os receptores sensoriais são células sensoriais especializadas ou terminações nervosas capazes de transformar as diferentes energias ambientais (os estímulos) em energia elétrica (potencial de ação). O objetivo desta aula é avaliar e discutir as consequências da ativação dos diferentes tipos de receptores sensoriais.
MATERIAL:
Carimbo quadriculado
Canetas
Compassos de duas pontas
Martelo neurológico Cadeira giratória
Lanterna
Cuba com gelo picado
Banho-maria a 45C
Banho-maria a 15C
Banho-maria a 35C
Régua
Cronômetro
Espátulas de madeira
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1. MECANOCEPTORES: detectam deformações mecânicas dos tecidos; estão nesta categoria os receptores táteis, auditivos e vestibulares (órgão do equilíbrio).
a) Reflexo patelar: Utilizando um martelo de borracha, estirar o quadríceps através de seu tendão patelar e observar o reflexo miotático.
b) Campo receptivo: Utilizando-se um compasso de duas pontas, tocar a pele de um colega, sem que ele veja. As duas pontas devem tocar a pele ao mesmo tempo. Inicialmente, toca-se com o compasso fechado e vai-se aumentando a abertura do compasso até que o colega refira que sente as duas pontas. Com uma régua, meça a abertura do compasso. Tal procedimento deve ser feito nos lábios inferiores, na ponta dos dedos e nas costas. Compare os resultados obtidos nas diferentes regiões do corpo.
c) Localização das sensações táteis: Com uma caneta, toque um ponto do dorso da mão de um colega sem que ele veja. O colega, sem olhar, tenta marcar o mesmo ponto com outra caneta. Repita o procedimento na região anterior do antebraço. Compare os resultados obtidos nas diferentes regiões do membro superior.
d) Estimulação do labirinto: (EXPERIMENTO DEMONSTRATIVO) girar em uma cadeira giratória um dos colegas, que deve manter os olhos abertos. Posteriormente, repetir o experimento com os olhos do voluntário estando fechados.