Biomedicina
Hemorragia é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação. A hemorragia abundante e não controlada pode causar morte, entre 3 a 5 minutos.
Em que partes do corpo podem ocorrer hemorragia?
As hemorragias podem ser externa – a que ocorre visivelmente, com o sangue vertendo para o exterior – e interna – quando se produz numa cavidade fechada, como fígado, baço etc.
Mista: Interna no momento de produzir-se, e externa quando verte para o exterior.
O que favorece a ocorrência de hemorragia?
Algumas condições favorecem o surgimento de hemorragias nas pessoas, tais como idade (menor tolerância em crianças e idosos), sexo (menor tolerância nas mulheres) e estado de saúde, entre outros. O que fazer diante de uma hemorragia?
As providências a serem tomadas para estancar a hemorragia vão depender da parte do corpo em que ela se localiza. O que é hemorragia interna?
A hemorragia interna significa o rompimento de vasos internamente ou de órgãos importantes como o fígado ou o baço. Pode acontecer após colisões e choques com objeto pesado. Como identificar uma hemorragia interna?
Como não vemos o sangramento, temos que prestar atenção a alguns sinais externos, para poder diagnosticar e encaminhar a vítima ao tratamento médico imediatamente, evitando, assim, o estado de choque. É importante que se observe: a pulsação – se o pulso está fraco e acelerado; a pele – se está fria, pálida e se as mucosas dos olhos e da boca estão brancas; as extremidades do corpo (mãos e dedos) – ficam arroxeados pela diminuição da circulação sanguínea nessas áreas. Como atender a pessoa com hemorragia interna?
A vítima deve ser deitada, com a cabeça num nível mais baixo que o do corpo, mantendo o corpo o mais imóvel possível. Em seguida, deve ser colocada uma bolsa de gelo ou compressas frias no local do trauma. É importante tranquilizar o acidentado se ele estiver