biomecânica
Antecipa-se quando se toma à frente do adversário para roubar a bola e iniciar um ataque com uma condução, um passe ou chute; para desarmar, chutando a bola para fora ou sem direção definida; para recepcionar a bola, neste caso, um atacante antecipa o defensor. Em todos os casos, quem antecipa dá à equipe uma vantagem.
A BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO DE ANTECIPAÇÃO NO FUTSAL
A preparação para o movimento parte de uma base de sustentação angular, pois a posição dos pés pode influenciar na estabilidade do atleta. Isto se deve pelo fato de quanto mais próximo a localização horizontal do centro de gravidade estiver do limite da base de sustentação, menor será a força necessária para empurrá-lo para fora da base, rompendo assim o estado de inércia.
Outro fator é o tamanho da base de sustentação utilizado na preparação do movimento, pois quando a linha de ação do peso de um corpo se desloca para fora da base de apoio, criará um torque que tende a produzir movimento angular do corpo – este torque pode ser produzido por uma força aplicada pelo adversário. E com isto, quanto maior for a base de sustentação criada, menor a probabilidade de ocorrer um deslocamento que venha interferir no inicio do movimento de antecipação.
No inicio do movimento de antecipação, do ponto de vista mecânico, os músculos, ossos e articulações envolvidos nesse movimento funcionam como alavancas de terceira classe, estruturadas para aumentar a amplitude e rapidez de movimento. Porém exigindo dos músculos uma força para vencer a situação de estabilidade.
Para o corpo sair dessa situação de estabilidade provocada na preparação para o movimento, tem que relacionar a força aplicada diretamente com a aceleração desejada e inversamente com a massa do corpo que pratica o movimento, em conformidade a segunda lei de Newton. Entretanto a facilidade ou dificuldade relativa para iniciar o movimento de antecipação vai depender de outro fator: a