Biomassa e biocombustiveis
WILLIAN CLEBER DE OLIVEIRA
Biomassa & Biocombustíveis
Trabalho apresentado a disciplina de Geração de Energia Elétrica do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Estácio de Curitiba.
Prof. Marcos Wilson
CURITIBA
07/09/2014
Apresentação
Alguns fatos causaram um espanto sobre o planejamento em energias renováveis no Brasil, a crise do petróleo na década de 70 e o apagão de 2001, após isso houve grande preocupação sobre o futuro energético do país, embora tenhamos grande potencial hidrelétrico, houve interesse em explorar cada vez mais os recursos energéticos renováveis, dentre eles a biomassa e os resíduos sólidos urbanos, e como forma de evitar novos transtornos houve incentivo na produção e na tecnologia para o aproveitamento destas fontes de energia.
A produção de energia a partir de biomassa vegetal e os resíduos sólidos urbanos em aterros sanitários, são uma importante fonte de energia alternativa, transformando problemas de saúde e problemas ecológicos em soluções de energia através da correta aplicação dos recursos, a fim de cumprir com as regras em vigor emissão de gases poluentes para o meio ambiente e até mesmo a obtenção de créditos de carbono. Diferentes maneiras de obter combustíveis e suas vantagens e desvantagens, os processos empreendidos para alcançar forma de energia, finalmente Biomassa é todo material orgânico, não-fóssil, de origem biológica, que pode ser explorado para fins energéticos.
Sumário
1 – INTRODUÇÃO
A biomassa é uma das fontes de produção de energia com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Tanto a nível internacional e no mercado doméstico, é considerado uma das principais alternativas para a diversificação das fontes de energia e a consequente redução da dependência dos combustíveis fósseis. É possível obter energia elétrica e biocombustíveis, como o etanol e o diesel, cujo consumo está crescendo em substituição aos derivados de petróleo, como