biomas mundiais
Biomas são as grandes formações vegetais encontradas nos diferentes continentes. Os biomas agregam diversos tipos de ecossistemas que compõem diferentes florestas do mundo e ainda outras formações não florestais, como o deserto. Um exemplo é o Bioma Floresta Tropical, composto pela Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, entre outras. A distribuição dos biomas terrestres está diretamente ligada ao clima, uma vez que são diferentes condições de temperatura, chuva e incidência de luz solar nas várias regiões do planeta que determinam a existência dos diferentes tipos de vida. Desse modo, praticamente cada tipo climático corresponde a um bioma, marcado por uma determinada cobertura vegetal.
BIOMAS MUNDIAIS
TUNDRA A Tundra é encontrada na região do Círculo Polar Ártico. É característica do seu clima possuir apenas duas estações; um inverno longo e frio, com noites contínuas e um verão curto com temperaturas amenas. Todo o solo passa o inverno congelado e durante o verão apenas uma fina camada superior, cerca de 15 cm, descongela, e, o subsolo que continua congelado é chamado em inglês de permafrost. Com isso, a tundra possui um solo com pouca profundidade e encharcado durante o verão, devido à precipitação, o que possibilita o crescimento da vegetação, que é formada principalmente por gramíneas, plantas lenhosas anãs e liquens. A fauna é composta na sua maioria de animais migratórios que chegam durante o verão, mas alguns animais são residentes como o caribu, as raposas, as aves predadoras, o urso polar e pequenos mamíferos que constroem túneis no manto da vegetação, como os lemingues. A tundra é um bioma frágil devido à fina camada do seu solo fértil, que com o aumento dos impactos antrópicos, como a exploração mineral, pode ter seu solo facilmente destruído.
FLORESTAS TEMPERADAS É um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos e abrange o oeste e o centro da Europa, leste da Ásia