Biomas do Brassil
Introdução
Neste trabalho temos o objetivo de explorar todos os Biomas Brasileiros, quando a sua Fauna e Flora, seu clima , e o Nicho Ecológico.
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, os quais devem possuir uma homogeneidade relativa. Trocando em miúdos, os biomas são as comunidades biológicas, ou seja, a fauna e a flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo.
O termo "Bioma" é uma combinação de duas palavras gregas (bios, vida, e oma, massa ou grupo) e foi utilizado pela primeira vez em 1943 por Frederic Edward Clements, o qual o definiu como uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia (ou seja, a morfologia da flora da região), o solo e a altitude.
O Brasil, sendo um país de dimensões continentais, possui um grande número de biomas distintos. Podemos agrupá-los em 8 domínios principais.
Biomas terrestres
Amazônia
A Amazônia ocupa uma área de 4.196.943 Km² e 49,29% do território nacional e que é constituída principalmente por uma floresta tropical. A Amazônia ocupa a totalidade dos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima e parte do território do Maranhão (34%), Mato Grosso (54%), Rondônia (98,8%) e Tocantins (9%). A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. A Floresta Amazônica é a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido. Equivale a 35% das áreas florestais do planeta. Possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde as florestas densas até os campos. Florestas densas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas, que ocorrem por quase toda a Amazônia central. Os campos