Biomas Brasileiros
Bioma Amazônia
Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente sete mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima).
Bioma Caatinga
A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semiárido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí.
A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco)
Bioma Cerrado
O cerrado constituí o segundo maior bioma do país. Ele ocupa cerca de dois milhões de km², abrangendo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí d Bahia. Isso representa cerca de 25% do território nacional.
Bioma Mata Atlântica
A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira.
Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente cem mil km². É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.
Bioma Pampa
No Brasil, o bioma Pampa abrange parte do território do Rio Grande do Sul. São cerca de cento e setenta mil km². Além das fronteiras do país, ele se estende por terras do Uruguai e da Argentina.
Bioma Pantanal
O Pantanal ocupa parte do Sul do estado do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul. Essas são as regiões brasileiras do bioma, que somam cerca de cento e trinta e sete mil km². Além da fronteira, ele continua pelo norte do Paraguai e o leste da Bolívia.
Conclusão:
Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala