Biomas brasileiros
1. Bio =vida e diversidade = variedade.Biodiversidade descreve a riqueza e a variedade do mundo natural que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos...).
2. Ecossistema é um conjunto de organismos que se relacionam entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Podemos citar como exemplo de meio ambiente: lago, floresta, savana, tundra, etc.
Nós temos o dever de manter a biodiversidade porque nós fazemos parte dela e não deveríamos mudá-la, mas sim preservá-la. A biodiversidade é responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas e sua preservação não é só responsabilidade dos governos, e sim de todos nós.
Manguezal
O Manguezal é um ecossistema típico de áreas costeiras alagadas em regiões de clima tropical ou subtropical.
Mesmo com uma variedade pequena de espécies o mangue ainda é considerado um dos ambientes naturais mais produtivos do Brasil devido às grandes populações de crustáceos, peixes e moluscos existentes.
O manguezal desenvolve-se nos estuários e na foz dos rios sendo um berçário para muitas espécies de animais.
Esse tipo de ecossistema se desenvolve onde há água salobra e em locais semi abrigados da ação das marés, mas com “canais” chamados gamboas que permitem a troca entre água doce e salgada.
O Brasil possui a maior faixa de mangue do planeta com cerca de 20 mil km² que se estendem desde o nordeste (Cabo Orange – Amapá) até o sul do país (Laguna – Santa Catarina).
É o ecossistema brasileiro mais ameaçado. A exploração comercial assim como a poluição lançada pelas cidades costeiras e indústrias e derramamentos de petróleo é uma das principais causas de destruição dos manguezais.
Curiosidades:
• As litorinas são pequenos caramujos que ajudam o ser humano a conhecer o nível do mar.
• No sertão do Araripe, em Pernambuco, há vestígios de estuários que existiram há 65 milhões de anos, quando o local era mar.
Cerrado
O Cerrado é o