Bioluminescência em invertebrados
Estes seres também são utilizados na pratica de aquarismo onde são extremamente populares devido a sua beleza exótica e chamativa.
Sua maior diversidade se da nos filos Cnidaria, Ctenophora, Annelida, Mollusca, Arthropoda e Echinodermata.
Podem ser encontrados em praticamente todos os oceanos a aproximadamente 70 metros de profundidade, onde sao mais decorrentes; porem nao exclusivos.
Bioluminescência a emissão de luz fria e visível por organismos vivos, ela ocorre tanto no ambiente terrestre como no marinho, sendo porem neste mais freqüente. é desconhecida em plantas e vertebrado com exceção de alguns peixes (Mallefet, 1999).
Ela resulta de reações oxidativas exotérmicas, onde moléculas do substrato luciferina são oxidadas por oxigênio, ou um de seus derivados e catalizadas por enzimas chamadas luciferases. Produz assim a oxiluciferina, no estado eletronicamente excitado, que quando decae emite fótons de luz visível (Hastings, 2001). A produção de luz visível sem produção de calor por organismos vivos apresenta uma enorme diversidade tanto biológica, bioquímica quanto na distribuição filogenética, função e mecanismos de controle (Vanderlinden et al., 2003). Ela se distingue dos outros tipos de luminescência, fosforescência e fluorescência, pelo fato de não depender da absorção da radiação incidente como fonte de energia. Em alguns casos, a luciferina liga-se firmemente à proteína, razão pela qual algumas luciferases são