Biolohia
1738 palavras
7 páginas
De modo geral, definimos a ética como e estudo dos valores morais que orientam o comportamento do ser humano em uma sociedade, sendo a moral, os costumes, as regras e as convenções firmadas por cada grupo social.Etimologicamente a ética tem origem do grego ethos e significa “modo de ser”, enquanto moral, tem origem do termo latino morales, que por sua vez significa “relativo aos costumes”
Depreende-se, portanto, a principal diferença entre a ética e a moral: a primeira está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Ou seja, ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação e análise do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica (reflexão sobre a moral).
E moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão (regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau).
A moral é construída pela coletividade com base em seus valores históricos e culturais, logo, é diferente entre cada grupo social. Este conjunto de regras é usualmente aplicado no dia-a-dia de cada cidadão, são elas que orientam o individuo na realização de suas ações e julgamentos.
Não seria errado, afirmar que a real finalidade tanto da ética, quanto da moral é construir as bases de conduta do homem, definindo suas virtudes, valores e avaliação do que é certo e errado.
Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. (Moore GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4)
Dentre o vasto campo da ética, aquele de maior relevância para o desenvolvimento da capacitação profissional: a “Ética profissional”. Sendo definido como um conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua