Biologia
Turma: 2MM5
O que é fitoterapia?
A fitoterapia é o nome dado ao estudo das plantas medicinais e seu uso na prevenção e/ou cura de doenças. Plantas medicinais são aqueles que conseguem aliviar ou curar doenças e são usadas tradicionalmente como remédio por uma população ou comunidade. Mas para usá-las é necessário conhecer a planta, saber onde colher e como prepará-la.
Os medicamentos fitoterápicos são aqueles que utilizam como matéria-prima, partes de plantas, como caule, folhas e raízes. Esses medicamentos, quando utilizados de maneira correta, podem trazer uma série de benefícios à saúde, principalmente porque não causam efeitos colaterais na mesma proporção que os medicamentos sintéticos. Quando estas plantas são industrializadas para se obter um medicamento, temos como resultado o fitoterápico. Este processo de industrialização é útil, pois evita contaminações por microrganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa de se usar a planta, nos dando mais segurança e também eficácia no uso. Os fitoterápicos industrializados devem ser registrados na ANVISA antes de serem comercializados.
Histórico da Fitoterapia
A utilização de plantas para o tratamento de doenças acontece em todo o mundo há milhares de anos. Médicos famosos na Antiguidade, como Hipócrates e Avicenna, já faziam o uso das plantas medicinais. Em países como a China, essa prática é seguida há séculos.
No Brasil, as plantas eram usadas pelos povos indígenas em rituais de cura, da mesma maneira que os povos africanos faziam sua associação com rituais religiosos. A disseminação da Fitoterapia no País teve auxílio dos povos europeus, que aqui chegaram durante o período da colonização, e dos chineses e japoneses, imigrantes do início do século passado.
Hoje, a Fitoterapia tem adeptos em todo o mundo, e seu uso é cada vez mais difundido pela comunidade médica.
Os produtos fitoterápicos possuem ação mais