Biologia
1. Para cada um dos cinco reinos, monera, protista, fungi, animália e plantae, dê as características gerais e um exemplo de seu representante.
Reino Animália: composto por organismos pluricelulares e heterótrofos. Fazem parte deste grupo: animais invertebrados, vertebrados, aves, mamíferos, inclusive o homem.
Reino Plantae: seres pluricelulares que possuem células revestidas por uma membrana de celulose e que são autótrofos. Fazem parte deste grupo: vegetais inferiores (algas verdes, vermelhas ou marrons), vegetais intermediários (ex. samambaia) e vegetais superiores (plantas).
Reino Monera: composto por organismos unicelulares e procariontes. Fazem parte deste reino: as bactérias e algas azuis ou cianobactérias (antigamente eram consideradas como vegetais inferiores).
Reino Fungi: composto por seres eucariontes que podem ser uni ou pluricelulares. Fazem parte deste reino: os fungos elementares e os fungos superiores (antigamente eles eram classificados como vegetais inferiores).
Reino Protista: formado por seres unicelulares e eucariontes. Estão presentes neste reino: protozoários (giárdias, amebas, tripanossomas) e algas inferiores ou eucariontes.
2. Qual o enfoque dado quando se define as pteridófitas como “plantas criptógamas vasculares”?
As pteridófitas também são conhecidas como plantas vasculares sem sementes. São consideradas plantas vasculares por possuírem um tecido condutor eficiente constituído por xilema e floema, o que foi viabilizado pelo surgimento de um composto muito resistente, a lignina, que é depositada na parede dos elementos traqueais do xilema e das células do esclerênquima.
3. Dê explicações detalhadas de como poderiam ser evitadas, na população, as moléstias produzidas por:
a) Plasmodium: é um protozoário causador da malária. É transmitido a seres humanos pela picada da fêmea do mosquito Anopheles e ocorre principalmente nas zonas equatoriais e tropicais do globo. São parasitas esporozoides das células sanguíneas. O controle