Biologia
Pamela Rudnick Voos 1º ano B Professora Kenia – Biologia
2011 Introdução
O DNA é o suporte físico da informação genética, que é composto por ácidos nucleicos (isto porque a primeira vez que foram vistos foi em núcleos de células). A molécula do DNA é constituída por unidades básicas designadas por nucleótidos, que por sua vez são formados por uma base azotada, uma pentose (glícido com 5 carbonos) e um grupo fosfato (ácido fosfórico), designando este conjunto por nucleósido. A pentose do DNA chama-se desoxirribose (de formula química: C5H10O4 ). As bases azotadas presentes nos nucleótidos dividem-se em dois tipos: bases púricas – adenina e guanina, que têm um anel duplo; e base pirimidicas – timina e citosina, de anel simples. Os ácidos nucleicos só apresentam estes 4 tipos de bases azotadas em que as timinas se ligam ás adeninas e as citosinas ás guaninas. Os nucleótidos estabelecem ligações entre si formando cadeias polinucleotídicas, estas ligações são estabelecidas por sua vez entre um grupo fosfato de um dos nucleótidos e o carbono 3 da pentose do nucleótido seguinte (denominam-se por ligações fosfodiester).
Desenvolvimento
O DNA é formado por unidades menores chamadasnucleotídeos. Existem quatro tipos de nucleotídeos, representados pela s letras A, C, G e T (vide anexo 2).
As formas como esses nucleotídeos se arrumamé que faz com que os seres vivos sejam diferentes um dos outros. E por isso, as mínimas mutações ocorridas em apenas um nucleotídeo de sua fita, pode alterar a produção de uma proteína importante e causar doenças genéticas, que podem compreter o ser vivo. Assim, os quatrotipos de nucleotídeos se arrumam de diversas maneiras na molécula de DNA, formando os diferentes seres vivos. Uma molécula de DNA é formada por duas fitasde nucleotídeos, que ligados pelas pontes de hidrogênio, forma o que é chamado de dupla hélice(anexo 3). Esse modela, proposta pela primeira vez