biologia
Disciplina- EVOLUÇÃO
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas / EaD - UAB 3
12/10/14
Atividade de Fixação
01. Explique o fixismo e os motivos pelos quais ele começou a ser colocado em dúvida.
O fixismo diz que as espécies surgiram independentemente umas das outras (tal como se conhecem hoje) e mantiveram-se imutáveis ao longo do tempo.
Incluem três hipóteses: Hipótese Criacionista; Hipótese de Geração Espontânea ou Abiogênese e Hipótese Catastrófica. Ela deixou de ser aceita porque não explica a evolução das espécies.
02. Definam os primeiros cientistas que começaram a levar a evolução em consideração e quais os seus pensamentos.
Leonardo da Vinci (1452-1519)- Leonardo Conhecia muito bem as rochas e os fósseis (na sua maioria moluscos do Cenozoico) do norte da Itália. Sem dúvida ele observou-os muito bem quando servia de engenheiro e artista na corte de Lodovico Sforza , de 1482 a 1499. Com estas observações que realizava no intuito de planejar os túneis e remoção de montanhas, ele caracterizara e entendera o ambiente, decifrando que rochas podem ser formadas por deposição de sedimentos trazidos pela água, da mesma forma que rios erodem rochas levando estes sedimentos em direção ao mar. Ele visualizou um grande ciclo contínuo. Ainda propôs a lei da Superposição que seria depois completamente desenvolvida por Nicolau Steno em 1669.
No tempo de Da Vinci havia muitas explicações sobre como podiam existir conchas no cume de algumas montanhas. A primeira delas versava que com o grande Dilúvio (Enchente Bíblica) o mar atingiu o cume das mais altas montanhas durante 40 dias, e a e a outra defendia que estes fósseis cresceram em cima destas montanhas. Para Leonardo Da Vinci, assim como para os paleontólogos atuais, os fósseis indicam a história da Terra, sendo muito mais antiga do que a própria história da humanidade.
Carolus Linnaeus (1707 - 1778) - Linnaeus, é considerado o pai da Taxonomia. Seu sistema