biologia
FB
NO
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
2010
Biologia
Prof. Walter Fernandes
2
nº
Células-Tronco
Clonagem e Lei de Biossegurança
Clonagem Terapêutica
Um grande obstáculo em qualquer tipo de transplante é a questão da histocompatibilidade entre doador e receptor. Em geral, a probabilidade de duas pessoas não aparentadas serem imunocompatíveis é de aproximadamente
1 em 50.000. Apesar dos progressos na identificação de antígenos de histocompatiblidade e nos testes de compatibilidade entre doador e receptor, em geral indivíduos submetidos a transplantes de órgãos precisam tomar drogas imunossupressoras para que o enxerto não seja rejeitado ou para evitar a reação do transplante contra o hospedeiro, no caso de transplante de células hematopoéticas. Esta questão de histocompatibilidade entre enxerto e receptor também deve ser resolvida antes de utilizarmos as CT embrionárias como fonte de tecidos para transplantes.
Estratégias para prevenir a rejeição imunológica dos tecidos transplantados incluem a geração de bancos de linhagens de CT embrionárias, equivalentes a bancos de medula óssea ou de sangue de cordão umbilical e placentário.
4
FB NO ENEM
OSG: 2995210 - PV - REV.:KA
“
É permitida, para
fins de pesquisa e
terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento ”
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Outra possibilidade para se evitar a rejeição imunológica do transplante pela incompatibilidade entre o enxerto e o paciente seria a geração de CT embrionárias geneticamente idênticas ao paciente pela técnica de transferência nuclear.
Representação esquemática da clonagem terapêutica
No Brasil, o uso de embriões humanos para a pesquisa foi definido na
Lei de Biossegurança (Lei 11.105), de 24 de março de 2005, que diz: