biologia
A forma da crista nas galinhas é um exemplo de Interação Gênica
A interação gênica ocorre quando dois ou mais pares de genes, com distribuição independente, determinam conjuntamente um único caráter. Esses pares de genes interagem entre si.
É possível explicar a interação gênica através de um exemplo clássico na genética: a forma da crista nas galinhas. Existem quatro tipos distintos de cristas na galinha; a crista simples, a crista rosa, a crista ervilha e a crista noz. Cada forma distinta de crista é condicionada pela interação de dois pares de genes, resultando nos seguintes genótipos:
- Crista simples: eerr
- Crista rosa: eeR_ (eeRr/eeRR)
- Crista ervilha: E_rr (EErr/Eerr)
- Crista noz: E_R_ (EeRr/EERR)
No caso dos genótipos acima apresentados, note que nas cristas em forma de ervilha, noz e rosa os genes vêm acompanhados de um traço. Esse traço significa um gene desconhecido. Portanto, tomando como exemplo a crista rosa, é possível afirmar que essa crista irá se manifestar toda vez que aparecerem, ao mesmo tempo, os genes (e) em dose dupla e o (R) em dose simples, ou seja, os genótipos eeRr e eeRR manifestam a forma da crista rosa.
Da mesma maneira, a crista em forma de ervilha irá se manifestar sempre que aparecerem, ao mesmo tempo, os genes (E) em dose simples e o (r) em dose dupla. A crista em forma de noz surgirá com os genes (E) e (R) em dose simples e junta. Já a crista simples sempre será determinada pela dose dupla dos genes (e) e (r), manifestando sempre com o mesmo genótipo: eerr.
Portanto, ao cruzar galinhas de crista ervilha, puras, com galinhas de crista simples obtêm-se uma F1 com 100% de seus descendentes de crista ervilha. Cruzando as galinhas de F1 entre si, obtêm-se uma F2 com galinhas de crista ervilha e de crista simples, na proporção de 3:1.
Proporção: 3:1 (três galinhas de crista ervilha e uma galinha de crista simples)
Quando