Biologia
Modo de transmissão: A malária é transmitida através de uma picada de um mosquito infectado, que suga o sangue necessário para o seu desenvolvimento ovular. A transmissão mais comum é no interior das habitações, em áreas rurais e nas periferias urbanas. E é somente transmitida pela fêmea .
- Principais Sintomas : Os principais sintomas de malária são variações bruscas de temperatura, calafrios e dores de cabeça. Podem incluir ainda dores nas articulações, vômitos, convulsões e coma.
Tratamento : Não existe vacina contra a malaria, uma doença autolimitada, mas que pode levar à morte se não for tratada em determinados casos. O tratamento padronizado pelo Ministério da Saúde é feito por via oral e não deve ser interrompido para evitar o risco de recaídas.
Italo : 1° A vitamina C: ajuda a aumentar o sistema inmunológico. 2°Mefloquina: pertence a um grupo de medicamentos anti-maláricos . 3 °Doxiciclina: é um antibiótico do tipo tetraciclina com várias finalidades, que pode ser tomado para prevenir e tratar eficazmente a malária.
Prevenção : Medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes.
Medidas de prevenção coletiva: drenagem, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho, uso racional da terra.
Conclusão : Hoje no brasil são cerca de 500 mil casos por ano .Por exemplo, são comuns na região da floresta amazônica,fazendo muitas vítimas todos os anos. Na África, esta doença também é muito comum.