Biologia
As suas temperaturas elevadas, se movimenta o magma exercendo pressões sobre a crosta terrestre. Essas pressões são responsáveis pelo deslocamento das placas tectônicas. As placas flutuam sobre o manto liquido, deslocando alguns centímetros por ano. A grande parte das mudanças na crosta terrestre é causada pelo movimento das placas.
Falhas
As placas tectônicas comprimem ou estica as rochas subterrâneas, que sofre uma pressão. Às vezes, a pressão na crosta é intensa que forma uma faixa de tensão. Se o substrato rochoso for composto de rochas duras, pode ocorrer uma fratura. Assim os blocos de rochas fraturados deslizam, deslocando um em relação ao outro, surge uma falha.
Dobras
A dobra é a curvatura de uma camada rochosa causada por compressão. As dobras ocorrem nas rochas que possuem certa elasticidade, tende dobrar mais do que quebrar. Elas variam de tamanho, podendo alcançar ate centenas de quilômetros de extensão.
Entranhas da terra: Vulcanismo
O vulcanismo acontece por que a agua esta passando de estado liquido para o estado de vapor. Em forma de vapor, a agua ocupa espaço que na forma liquida. O vapor de agua se expande e faz pressão sobre a tampa da chaleira. Tudo isso acontece nas zonas de contato de placas tectônicas.
Montanhas de fogo: Os vulcões
Existem cerca de 500 vulcões ativos no mundo que, de tempos em tempos, entram em erupção. A maioria deles situa ao longo das áreas de contato das placas tectônicas. A lava de um vulcão permite os cientistas observar o material que existe dentro do nosso planeta e fornece pistas sobre os processos que ocorrem quilômetros abaixo da crosta terrestre.
Quando a terra treme
Gerados pelo movimento das placas tectônicas, por desmoronamentos internos ou vem virtude da grande energia liberada pelo vulcanismo, esses tremores são chamados de abalos sísmicos. Eles se propagam em ondas pelas rochas, quando os abalos sísmicos ocorrem nas áreas continentais, recebem o nome