Biologia
Discussão
A volatilidade (capacidade de passar ao estado gasoso (evaporar).) do Ac. Oléico e esteárico foram fixos, ou seja, em temperatura ambiente podemos dizer que os ácidos são em geral fixos, isto é, não evaporam facilmente. Ao contrário do Ac. Acético que é volátil e evapora facilmente.
Quanto a solubilidade, até 3 C, o ácido graxo é solúvel em água porque o caráter polar é superior. Acima de 3 C, começa a decrescer a solubilidade. Quanto maior o radical maior o caráter apolar e menor a solubilidade. Portanto o ácido oléico e o ácido esteárico que são ácidos graxos de cadeia longa e possuem 18 carbonos em suas estruturas, não são solúveis em água. Já o ácido acético, é um ácido carboxílico, saturado e de cadeia aberta que possui 2 carbonos, este é solúvel em água. gativos para saturados (acético).
No teste para ácidos graxos não saturados, ao adicionar o bromo no etanol aquecido, ocorreu uma reação com liberação de partículas em suspensão de cor alaranjada, possivelmente pelo alto aquecimento do etanol e/ou adição em excesso do bromo.
Conclusão
Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação. A quantidade de insaturações presente em uma substância está diretamente relacionada com a facilidade em saponificar e, portanto, formar o sabão. Desse modo, se houver muitas insaturações presentes na estrutura química dos ácidos graxos, maior será o seu índice de saponificação e mais fácil será a preparação do sabão. Os detergentes, entre os quais, a forma mais simples e conhecida é o sabão diminuem a tensão superficial observada nos solventes, permitindo maior contato dos corpos com os líquidos que realmente limpa.
Os sabões e os detergentes são compostos de moléculas que contêm grandes grupos hidrocarbônicos, os grupos hidrofóbicos (que não tem afinidade pela água), e um ou mais grupos polares, os