biologia
As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, endotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. Habitam todos os ecossistemas do globo, do Ártico à Antártica. As aves atuais variam muito em tamanho.
Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Os pássaros estão incluídos na ordem Passeriformes, constituindo a ordem mais rica, ou seja, com maior número de espécies dentro do grupo das aves.
Enquanto a maioria das aves se caracteriza pelo voo, as ratitas não podem voar ou apresentam voo limitado, uma característica considerada secundária, ou seja, adquirida por espécies "novas" a partir de ancestrais que conseguiam voar. Muitas outras espécies, particularmente as insulares, também perderam essa habilidade.
1. PERISSODACTYLA
O Perissodactyla são uma ordem de mamíferos placentários. Eles são mamíferos ungulados que são caracterizados pela posse de membros com um número ímpar de dedos terminam em garras, com o dedo médio, que suporta mais desenvolvidos do que outros. Esta dividido em Equoidea, Brontotherioidea, Chalicotherioidea, Tapiroidea e Rhinocerotoidea. Eles são herbívoros, inclui cavalos, burros, zebras, antas e rinocerontes.
O aparelho digestivo é mais simples do que Artiodactyla. Os incisivos são preservados e utilizados para cortar a grama, os caninos são reduzidas ou ausentes e, muitas vezes, há um diastema. ão macrosmáticos, ou seja, o sentido do olfato predomina, com parte sensorial nariz bem desenvolvido.
2. CUCULIFORMES
Cuculiformes é uma ordem de aves com apenas uma família, que inclui os animais conhecidos como cucos, corredores e coucals. O grupo inclui 147 espécies, classificadas em 32 géneros.
De uma forma geral, a aves cuculiformes são de pequeno a médio porte, bico curto