Biologia
Introdução à oncobiologia, oncogenes e genes tumorais
1. O que se pode dizer sobre a incidência do cancro em Portugal?
A incidência de cancro em Portugal tem vindo a aumentar. Isto é muito evidente, de uma forma global em todo o mundo, sendo mais evidente, estando melhor documentada nos países do primeiro mundo, ou seja, nos países desenvolvidos. Em termos de números, e não só para Portugal, mas em termos globais, em 2000, houve uma incidência de 10 milhões de casos de cancro. Na altura em que este documentário foi feito, existia uma estimativa, que afirmava que em 2010, 1 em cada 5 pessoas iria ter um tumor.
2. Descreva como ocorre a incidência de cancro do estômago em Portugal. O pico de incidência dá-se na sua maioria nos homens, por volta dos 70 anos. Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com cancro de estômago têm mais de 50 anos.
3. Identifique as principais causas do cancro. As principais causas de cancro são:
* Tabaco
* Obesidade
* Fatores hormonais
* Agentes infecciosos
* Carcinogénios ambientais e ocupacionais
* Fatores genéticos
4. O cancro é uma doença típica de alguns países. Identifique que tipo de países. O cancro é uma doença típica nomeadamente em países desenvolvidos.
5. As células tumorais são muito diferentes das células normais? As informações sobre o comportamento das células tumorais baseiam-se em pesquisas de crescimento celular “in vitro”, usando meios de cultura apropriados. Há grandes diferenças entre os crescimentos de células normais e células tumorais. As células normais crescem e espalham-se dispostas numa simples camada de células. As células tumorais crescem desordenadamente em agrupamentos. É, portanto, na disposição do crescimento celular que se fundamenta a principal diferença entre as células normais e tumorais. Por outro lado, a capacidade de crescimento e divisão entre essas células não é muito diferente.
6. Quais as etapas que se consideram na