Biologia
Reinos - O Reino é a categoria superior da classificação científica dos organismos introduzida por Linnaeus no século XVIII. Originalmente, Lineu considerou as coisas naturais no mundo.
Monera - Reino das Bactérias e Cianobactérias (ou algas azuis)
Características do Reino Monera - As células dos organismos deste reino carecem de membrana nuclear; - Estes seres não apresentam cromossomos complexos; - Estes seres não se reproduzem sexuadamente, mas há processos de recombinação genética; - Apresentam paredes celulares rígidas. Tais paredes celulares, diferentemente dos fungos e dos animais superiores, não apresentem parede constituídas de quitina e sílica ; - Todos os seres são unicelulares (mesmo sendo unicelulares, as bactérias podem formar colônias e, as algas azuis, podem unir-se em filamentos; - O citoplasma desses organismos é desprovido de organelas citoplasmáticas). Por exemplo, nas bactérias não há mitocôndrias (organela responsável pela respiração celular, em uma célula animal), mas há mesossomos (que seria mais ou menos equivalente a uma organela); - Possui membrana plasmática, DNA, ribossomos, clorofila, etc
Protista - O reino protista engloba uma grande variedade de organismos unicelulares (com uma única célula) e algumas formas simples de organismos multinucleares (com vários núcleos) e multicelulares (com várias células).
Característica Reino Protista - Fazem parte também do reino protista alguns organismos eucariontes, estes seres possuem núcleo envolto por membrana celular, DNA associado a histonas (principais proteínas que compõe a cromatina e que desempenham um importante papel na regulação dos genes) e organelas como, por exemplo, as mitocôndrias e os cloroplastos.
Recentemente foi proposto um sistema de classificação que classifica os organismos eucariotes entre um dos três principais grupos de seres vivos, ao lado do grupo das bactérias e archae.
Teoricamente acredita-se que as organelas dos protistas descendem da evolução