biologia
Turma: 3°C Turno: Noite Matéria: Biologia
Genética de populações e formação de novas espécies
Equilíbrio de Hardy-Weinberg
O equilíbrio de Hardy-Weinberg (também princípio de Hardy-Weinberg, ou lei de Hardy-Weinberg) é à base da genética de populações. Foi demonstrado independentemente por Godfrey Harold Hardy na Inglaterra e por Wilhelm Weinberg, na Alemanha, em 1908. Afirma que, em uma população mendeliana, dentro de determinadas condições, as frequências alélicas permanecerão constantes ao passar das gerações. Independentemente de um gene ser raro ou frequente, sua frequência permanecerá a mesma com relação aos outros desde que essas condições sejam mantidas. Por pura intuição poder-se-ia supor que alelos raros se tornariam cada vez mais raros e que alelos frequentes aumentassem cada vez mais sua frequência, simplesmente por já serem raros ou comuns, mas o princípio de Hardy-Weinberg demonstra matematicamente que isso não ocorre.
No caso mais simples de um único loco com dois alelos A e a com frequências alélicas p e q, respectivamente, o princípio de H-W prediz que a frequência genotípica para o homozigoto AA será p², para o heterozigoto Aa será 2pq e os outros homozigotos aa será de q².
PREMISSAS PARA O ESTABELECIMENTO DA LEI DE HARDY E WEINBERG
1. A população é infinita.
2. Existe o mesmo número de homens e de mulheres na população.
3. A população está em panmixia, isto é, todos casam e os casamentos ocorrem aleatoriamente, não existindo, por conseguinte, casamentos preferenciais entre indivíduos por