biologia
IMPACTOS AMBIENTAIS
VITÓRIA – ES
2013
APRESENTAÇÃO
Sabemos que o petróleo é hoje a fonte energética mais procurada e uma das mais utilizadas também. Por conta disso a todo o momento existem navios, caminhões dentre outros meios de transporte distribuindo-o por todos os lugares do mundo. Com tanto petróleo sendo distribuído a quantidade de acidentes que ocorrem é bem grande. Aqui vamos falar dos impactos ambientais causados pelo petróleo, mostrando os fatores que influenciam nesse impacto, o efeito do óleo nos organismos e apresentar alguns exemplos de acidentes que já ocorreram relacionados a extração do petróleo.
INTRODUÇÃO
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
No Brasil, os piores acidentes aconteceram em oleodutos da Petrobras, na Baía de Guanabara e no Paraná. Para enfrentar os riscos ambientais a Petrobras criou o Programa Pégaso e várias universidades brasileiras desenvolvem pesquisas para criar formas eficientes para a limpeza de áreas degradadas.
Para ter maior controle sobre os impactos causados pelo petróleo devemos saber os principais fatores que influenciam nesses impactos e o entender o efeito do óleo nos organismos. Deve-se também prestar atenção nos acidentes que já ocorreram, pois entendendo o que ocorreu fica mais fácil de melhorar e não repetir o erro.
IMPACTOS CAUSADOS PELO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO MAR
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, cuja cor varia de acordo com a sua origem, oscilando entre o negro e o castanho. É encontrado no subsolo em profundidades variáveis e é muito rico em