biologia
As células passam por diversas etapas durante seu desenvolvimento, tais como, crescimento e divisão. Estas etapas são cíclicas. Assim, o ciclo celular representa o ciclo vital da célula, deve ser muito bem regulado. Falhas no seu controle podem, por exemplo, causar um câncer (uma multiplicação descontrolada de células). Pode ser dividido em duas etapas: Interfase e divisão celular ou fase M(Mitose e Meiose)
INTERFASE
A intérfase, tal como o próprio nome diz “inter" (entre) e "fase" (período), A vida de uma célula começa no momento em que a divisão celular que a originou acaba e termina quando ela mesma se divide ou morre (toda a actividade celular cessa). A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da outra. Geralmente a célula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida. Durante esta fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico. É um período de intensa atividade na célula, quando ocorre a duplicação do material genético.
FASES DO CICLO CELULAR
A interfase divide-se em três fases: fase G1, fase S e fase G2.
G1 – É conhecida como fase de crescimento, onde ocorre a síntese intensa de várias moléculas importantes para a sobrevivência da célula, como proteínas estruturais, enzimas e RNA, verifica-se também a formação de organitos celulares.
S – há a duplicação do DNA e dos centrossomos. Os centrossomos ou centros organizadores de microtúbulos são organelas não membranosas, constituídas de uma matriz de fibras de proteínas de onde partem microtúbulos (o que é uma matriz? É um lugar “mãetriz”, onde se gera algo). Estão envolvidos no processo de divisão celular, pois formam uma rede de microtúbulos que movimentam os cromossomos, como veremos posteriormente. Geralmente há um por célula, localizado perto do núcleo, e nas células animais os centrossomos possuem um par de centríolos.
G2 – É chamada de fase de preparação, pois nela ocorre a síntese de moléculas e organelas