biologia
ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE-ESTADO EM ATLETAS DE
NATAÇÃO E SUA VARIABILIDADE NO MOMENTO
COMPETITIVO
Luiz Felipe Carvalho de Souza1
Luiz Carlos Scipião Ribeiro2
Maurício Gattás Bara Filho3
RESUMO
Objetivo: Observar o comportamento/variabilidade dos níveis de ansiedade-stado em nadadores durante o momento competitivo.
Metodologia: Nadadores de ambos os sexos (n= 12) foram submetidos a uma análise dos níveis de ansiedade-estado em dois momentos distintos: M1 aos 10 min que antecederam a prova e M2 10 min após o término desta. Resultado: Os resultados estatísticos apresentaram uma redução dos valores na média de 7,75 pontos no desvio-padrão de 11,18 para 7,7. Para o teste de diferença de médias t de Student, não houve diferença estatística significativa (p>0,05).
Optou-se por utilizar o teste t de Student usando amostras emparelhadas, que indicaram haver diferença estatisticamente significativa (p< 0,05) para a ansiedade-estado entre os dois instantes.
Conclusões: Os resultados demonstraram decréscimo significativo nos níveis de ansiedade-estado. Esse fato leva a afirmar que existe uma variabilidade do estado de ansiedade antes e após a prova, sugerindo que o momento competitivo representa um estímulo estressor para o atleta, modificando seu comportamento e, consequentemente, contribuindo para uma perda efetiva da performance se ocorrerem níveis inadequados de ansiedade.
Palavras-chave: ansiedade-estado, momento competitivo, psicofisiologia. Recebido em 11/2007 e aprovado em 04/2009.
1
Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro – Brasil.
2
Infoteste do Brasil – Centro de Psicodiagnóstico Computadorizado.
3
Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora – Brasil.
R. Min. Educ. Fís., Viçosa, v. 17, n. 2, p. 65-75, 2009
65
INTRODUÇÃO
Os estudos da variável ansiedade são fundamentais e importantes para a psicologia do esporte, estando relacionada com o equilíbrio psicofisiológico do ser humano. Na área do