Biologia
MODELO DE PLANO OPERACIONAL A SER SEGUIDO PARA O PLANO DE NEGÓCIO
O que é o plano operacional?
É a parte do plano de negócio onde se registra o cenário completo de uma trajetória desejável para o processo empreendedor. Normalmente esse cenário é desdobrado em três, um otimista, um realista e um pessimista, os famosos planos A, B e C.
Para a disciplina 0300021, o cenário otimista, o plano A, basta, desde que seja factível, detalhado e não dependa de mágica para acontecer.
A equipe deve pensar grande, começar pequeno, testar rápido e aprender depressa. Portanto, o plano operacional deve começar com uma visão do futuro, por exemplo daqui a 5 anos. Pensem grande, não é mais caro do que pensar pequeno.
Em seguida, a equipe deve descrever detalhadamente o passo mais importante do processo empreendedor: o primeiro passo, algo que possa ser realizado com os recursos atualmente disponíveis.
De preferência, o primeiro passo deve ser algo como colocar o pé na piscina para ver se a água está fria.
Espera-se que após ter dado o primeiro passo, a equipe tenha aprendido alguma lição importante (por exemplo, não confie no termômetro da piscina, a água sempre está mais fria do que o indicado).
Faltam talentos específicos na equipe? Como serão selecionados e recrutados? De que forma a equipe conseguirá atrair os melhores em cada área carente? Vamos ser profissionais, deixemos os amadores para as empresas que não darão certo.
Pesquisem a história do Google (façam uma busca por Google´s original business plan e irão encontrar muita coisa interessante, menos o original business plan, infelizmente). Mas é interessante ver como a
Google evoluiu rapidamente durante os primeiros cinco anos. A história da Google e de outras empresas bem sucedidas pode servir como inspiração para se roteirar um plano operacional.
Pensem na empreitada como um filme. Qual é o roteiro? Quem vai fazer parte do elenco? E da equipe técnica no back-office?