Biologia
Essas alterações não podem ser excessivas, pois as células só sobrevivem e funcionam bem dentro de uma variação limitada dos fatores acima descritos.
Através da excreção de certas substâncias e conservação de outras, é mantida a constância do ambiente interno. Há, portanto, eliminação de resíduos solúveis e reabsorção de substâncias aproveitáveis pelo corpo.
Regulação Osmótica é o balanço entre a água e os sais. Este mecanismo é muito importante para a manutenção da vida dos organismos, já que tanto a água quanto os sais são essenciais para a sobrevivência. Os mecanismos de osmorregulação de cada animal dependem principalmente do ambiente em que vive, em termos de disponibilidade de água e de sais.
Complexo do vacúolo contrátil
Durante o ciclo de vida, os parasitas estão sujeitos a diferentes ambientes, onde são encontradas variações extremas na concentração de íons e osmolaridade do meio extracelular. Tomemos como exemplo o T. cruzi que além do transporte de aminoácidos pela membrana plasmática, possui uma organela importante para o mecanismo de regulação osmótica. Trata-se do complexo do vacúolo contrátil (CVC), que é formado por um conjunto de túbulos e vesículas, denominado espongioma, que se conecta a um vacúolo central (VC) localizado próximo à bolsa flagelar.
Tem sido sugerido que a captação inicial de água ocorra principalmente através do espongioma, que em seguida conduz a água para o VC que, por sua vez, aumenta seu volume com a entrada de fluidos oriundos do citoplasma e, possivelmente com a incorporação de membrana do espongioma. Além disso, tem sido postulado que este processo envolva a cooperação de outra