biologia vida
Explicações mais antigas atribuíam a origem dos seres vivos a um ato da naureza divina. Outras admitiam que formas simpples de vida se formariam espontaneamente a partir de matéria não viva. Hoje acredita-se que a vida surgiu em tampos primitivos do nosso planeta, como resultado de uma sequencia de eventos que ocorreram em condições muitos especiais
Ideia sobre a origem da vida
Uma idéia largamente aceita até o século xix foi a de geração espontânea ou abiogene, segundo a qual organismos vivos poderiam desenvolver-se continuamente, de maneira espontânea, a partir de matéria inanimada, alguns chegaram a acreditar que seria possível a criação de ratos através da seguinte experiência, deixando trapos velhos e grãoes de trigo abandonados em um canto escuro.
A abiogênese é a teoria na qual matéria burta (morta) provida de um principio ativo é capaz de gerar criaturas vivas, ou seja, geração espontânea, essa teoria era defendida por Aristóteles, Van Helmont e John Needham.
Biogenese é a teoria segundo na qual a vida surge de vida pré-existente, seus defensores eram Francisco Redi, Lazaro Spallanzani e Louis Pasteur.
No século xvii, Francisco redi realizou experimentos bastente simples, colocando pedaços de carne em diversos frascos, amntendo alguns deles destampados e outros cobertos com um pano de ralo. Após alguns dias, observou a ocorrência de larvas apenas nos frascos destampados, embora moscas voassem em torno de ambos. Esses resultados mostravam que as larvas se originavam dos ovos deixados pelas moscas
IMAGEM EXPECIENCIA
Sendo assim a teoria de geração espontânea ou abiogênese foi temporariamente enfraquecida pela experiência de Redi.
Já a teoria da geração espontânea foi totalmente