biologia (questões)
Nome: Ana Laura Veronez Santana
Curso: Técnico em Química Ano: 3° B Exercícios da página 221.
No artigo, do qual omitimos os dois parágrafos introdutórios o Prof. Pena discute a inexistência das “raças” humanas. Uma vez que a questão racial tem sido um dos motivos de perseguições e ódio entre seres humanos, a leitura do artigo do Prof. Pena pode ajudar-nos a refletir sobre esse importante tema. A seguir, apresentamos um roteiro para orientar essa tarefa.
1. Leia o primeiro parágrafo e indique quais são os dois níveis de diversidade morfológica comentados. Para ajudar sua reflexão, pense nisto: você como indivíduo (nível interpessoal) e também como parte de um grupo populacional (nível interpopulacional).
Resp: O primeiro nível de identidade morfológica é o nível interpessoal, a diversidade que distingue uma pessoa da outra na mesma população em que está intimamente ligada a identidade individual. O segundo nível, é o nível interpopulacional, ou seja, a diversidade morfológica que caracteriza populações, especialmente grupos de diferentes continentes.
2. No segundo e terceiro parágrafos, o autor apresenta a divisão da humanidade em “raças”. Informe-se sobre isso. Se você já ouviu alguma menção a alguma dessas “raças” escreva um comentário. Note que o professor Pena sempre escreve o termo “raça” ente aspas, antecipando sua opinião sobre o assunto que será tratado no artigo.
Resp: Não deveria haver de forma alguma a divisão da humanidade em raças pois foi a crença nesta divisão que a sociedade passou a acreditar que possuíam diferenças biológicas substanciais e bem demarcadas que contribuiu para justificar a discriminação, exploração e atrocidades.
3. Leia o quarto parágrafo que faz parte do item Diversidade genômica humana. Em sua opinião, qual o argumento central? Resuma-o em uma frase.
Resp: O argumento central é sobre a existência de uma individualidade genômica absoluta, mostrando