biologia historica
Coluna vertebral (Surgem nos chorados, ou seja, em peixes anfíbios repteis aves e mamíferos)
Uso do espaço aéreo (Surgem em artrópodes e de pois em aves novamente)
Simetria bilateral (Surge para platelmintos)
Sementes (Surgem em gimnospermas)
Exoesqueleto (surge em protistas e de pois novamente em tartarugas exoesqueleto dérmico e surgem novamente em artrópodes)
Há 3,6 bilhões de anos apareceram às primeiras formas de "vida" em nosso planeta, acredita-se, hoje, que as primeiras manifestações de vida, semelhantes à microesferas, teriam surgido a partir de reações bioquímicas energizadas por radiações solares, descargas elétricas e calor, Essas microesferas cresciam, mas não se reproduziam regularmente, sendo assim, não as consideramos formas de vida plena.
A partir do aparecimento de um sistema genético para garantir o processo da reprodução e da consequente síntese de proteínas, as microesferas evoluíram até as bactérias primitivas que se alimentavam de uma "sopa orgânica" de moléculas disponíveis naquele ambiente, como não havia oxigênio livre, a respiração não acontecia como nos organismos modernos. Nessa sequência evolutiva, apareceram as cianobactérias primitivas que passaram a utilizar a luz como fonte de energia (fotossíntese), visto que fósseis de 3.5 bilhões de anos foram encontrados na África do Sul e na Austrália.
Essas cianobactérias dispunham de pigmentos (Clorofila) que as protegiam da radiação ultravioleta e geravam energia quando expostas aos raios solares. A fotossíntese realizada pelas cianobactérias primitivas, ainda não liberava o oxigênio livre, porque nessa época só utilizavam o hidrogênio disponível na atmosfera.
Há 2.5 bilhões de anos, o hidrogênio começou a ficar escasso, porque se evaporou para o espaço. Para enfrentar essa transformação, as cianobactérias