Biologia Geral - Resumo
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO CÂMPUS URUTAÍ
CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
DISCIPLINA DE BIOLOGIA GERAL
ELEMENTOS DO CITOESQUELETO E MOVIMENTOS CELULARES
NÚCLEO CELULAR
CICLO CELULAR E DIVISÕES CELULARES
ORGANELAS RELACIONADAS À SÍNTESE DE BIOMOLÉCULAS
ELEMENTOS DO CITOESQUELETO E MOVIMENTOS CELULARES
Citoesqueleto
Definição
As células eucariontes conseguem adotar diversas formas, organizarem os vários componentes que fazem parte do seu interior, interagirem mecanicamente com o ambiente em que se encontram, isso se dá, pois estas possuem uma armação proteica filamentosa espalhada por todo o citosol, que recebeu o nome de citoesqueleto .
Bem diferente do esqueleto ósseo, o citoesqueleto é uma estrutura altamente dinâmica que está continuamente se reorganizando, conforme as células vão alterando suas formas, como por exemplo, no processo de divisão celular ou respondendo ao ambiente em que esta se encontra. Ao contrário do nome, o citoesqueleto não funciona unicamente como “ossos” da célula, mas também como os músculos, sendo responsáveis pelos movimentos celulares, como por exemplo, o deslizamento da célula sobre uma determinada superfície, ou a contração das células musculares e as alterações no formato celular que ocorrem no longo processo de desenvolvimento de um embrião.
A célula eucariótica é comparada a uma fábrica que produz substâncias altamente complexas que possui em seu interior um alto grau de organização, no qual máquinas especializadas, apesar de concentradas em áreas distintas, estão conectadas por sistemas de transporte. O citoesqueleto controla o posicionamento das organelas que desempenham essas funções especializadas e também fornece a maquinaria de transporte que deve conectá-las.
O citoesqueleto é composto por três tipos de filamentos – os filamentos intermediários, os microtúbulos e os filamentos de actina e um conjunto de proteínas