Biologia - DNA
01. Em 1993, o pesquisador e surfista Kary Mullis ganhou o prêmio Nobel de química pela descoberta e aplicação das propriedades da enzima Taq polimerase, isolada da bactéria Thermus aquaticus, encontrada em fontes hidrotermais. A enzima realiza a duplicação artificial do DNA por meio de uma reação em cadeia da polimerase (PCR), e tal propriedade tem sido aplicada em testes de mapeamento genético humano. Sobre os processos de replicação celular e in vitro do DNA, considere as proposições que se seguem.
0-0) Devido ao tamanho relativamente menor e à mais alta taxa metabólica, organismos procariotos replicam o DNA mais rapidamente que organismos eucariotos.
1-1) A enzima DNA polimerase pareia novos nucleotídeos a cada uma das fitas mães do
DNA, à medida que a forquilha de replicação promove a separação das mesmas no núcleo celular. 2-2) Na divisão celular, uma das fitas novas do DNA será produzida de forma contínua, no sentido oposto à forquilha de replicação, enquanto a outra será produzida em partes, depois unidas por enzimas.
3-3) Na PCR, a separação da dupla fita do DNA é realizada elevando-se a temperatura até o próximo de 100 C; o início da replicação depende da união de oligonucleotídeos específicos ao DNA.
4-4) A confiabilidade dos testes de paternidade com a análise do DNA chega a 99,9 %, porque um grande número de genes de todos os cromossomos do suposto pai e do suposto filho são analisados.
Resposta: VVFVF
Justificativa:
0-0) Verdadeiro: seres procariotos, menores em dimensão celular, possuem alta taxa metabólica em comparação aos eucariotos, que repercute na rápida absorção de nutrientes que são transformados no interior da célula e utilizados na realização de trabalho, como a replicação do DNA.
1-1) Verdadeiro: a replicação do DNA é semiconservativa, e, portanto, cada fita mãe do DNA é pareada a uma nova fita.
2-2) Falso: as fitas do DNA são antiparalelas; na replicação a fita contínua é