Biologia capitulo 6
Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”
Capítulo 6
Briófitas e pteridófitas
Página 104
Compreendendo o texto
1. Um estudante afirmou que as briófitas não se libertaram completamente da água. Com base nos conhecimentos adquiridos neste capítulo, justifique a afirmação do estudante.
O estudante provavelmente se referiu ao fato de que as briófitas dependem da água para que ocorre a fecundação por parte do anterozóide, que possui flagelos e nada até a oosfera.
2. Que estrutura presente no corpo das pteridófitas permitiu às espécies do grupo atingirem, em geral, maiores alturas do que as briófitas?
Os vasos condutores de seiva, pois o transporte de substâncias entre as células, nas briófitas, era realizado por difusão, processo muito lento.
3. O esquema a seguir ilustra o ciclo reprodutivo de dois grupos de plantas: briófitas e pteridófitas. Examine-o e responda às questões.
a) Que células estão representadas pelas letras a, b e c? Quais dessas células são haploides (n) e que informações lhe permitiram chegar a essa conclusão?
Estão representadas pelas letras a, b e c, respectivamente, um gameta (que pode ser a oosfera ou o anterozóide), o zigoto e um esporo. Dentre essas células, as haploides são o gameta o esporo, pois, no ciclo reprodutivo das briófitas e pteridófitas, a meiose ocorre na produção de esporos, logo, como na meiose, uma célula 2n dá origem a quatro células n, o esporo é haploide. Como germina a partir de mitoses (nas quais o número cromossômico se mantém), produz um indivíduo haploide. Os gametas produzidos por esse indivíduo por mitoses serão também haploides, e o zigoto produzido pela fecundação de dois gametas, diploide.
b) No que diz respeito à função, que diferenças existem entre os tipos de células haploides do esquema?
Enquanto o esporo tem como função germinar e dar origem a um indivíduo