Biologia Biologia celular II
Questão 1-
Das distintas especializações ligadas a membrana plasmática que ajudam na coesão e comunicação de células vizinhas, estão as junções que são encontradas nos tecidos.
Os diferentes tipos de junções funcionam para impedir o vazamento de materiais pelo espaço intracelular. Essas junções também fazem o reconhecimento e a conexão entre o meio intracelular, lembrando que o citoesqueleto pertence a família das integrinas.
As junções entre a porção basal dos epitélios e a lâmina basal são os hemidesmossomas. Suas estruturas das especializações da membrana se assemelham com o meio desmossomo, fixando a célula epitelial a lâmina basal. Contudo, na placa de ancoragem dos hemidesmossomas são formadas por proteínas da família integrina.
Os hemidesmossomas conferem resistência aos tecidos expostos ao atrito e a tensão, promovendo a fixação da célula à matriz extracelular. São constituídos por uma placa de ligação intracelular nas quais ancoram os filamentos intermediários.
As células do tecido conjuntivo que se estabelecem com a matriz extracelular são os contatos focais, que são capazes de migrar com os fibroblastos e estabelecer com os substratos uns pontos de adesões, onde as proteínas transmembrana da família das integrinas se ligam a moléculas da matriz extracelular. Um processo de cicatrização é um exemplo de migração da célula.
Questão 2-
As proteoglicanas são unidades repetidas de dissacarídeos com presença de sulfato e das carboxilas dos ácidos urônicos, sendo carregadas negativamente.
Se caso fossem neutras suas propriedades seriam afetadas por absorver menor quantidade de água. Caso fossem positivas, não sofreriam alterações. A carga positiva atrairia a negativa (ânios) e assim absorveria a mesma quantidade de água. Questão 3-
A celulose é um polissacarídeo, assim como o amido, ou seja, possuem uma estrutura complexa cheia de átomos de carbono, possuindo um grande valor energético.
Porém, o sistema digestivo dos