biologia aves
DE
BIOLOGIA
São Luís, 2012
Escola Dom Pedro II
São Luís, 20 de novembro de 2012
Larissa campose Valéria silva
2º C
TRABALHO DE BIOLOGIA AVES
São Luís, 2012
INTRODUÇÃO
O trabalho versa sobre as aves, que são animais vertebrados, tetrápodes, endotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, asas e bico. São derivadas dos dinossauros e possuem semelhanças com os répteis. São animais de fácil adaptação e de grande diversidade, sendo encontrados no mundo todo. Isso é devido as características físicas dessas espécies, derivadas do longo período de evolução.
Aves
As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, tetrápodes,endotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. São reconhecidas aproximadamente 9.000 espécies de aves no mundo. As aves evoluíram a partir dos répteis e muitas modificações ocorreram para que elas conquistassem todo esse modo de vida. Evidências fósseis e análises biológicas intensas tem demonstrado que as aves descendem dos dinossauros terópodes.
As aves variam muito em seu tamanho, dos minúsculos beija-flores a espécies de grande porte como o avestruz e a ema. Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros.
São os únicos animais que possuem penas. A conquista do vôo permitiu a estes animais habitarem locais de difícil acesso e até impossível para outras espécies. Apresentam outra grande adaptação à vida terrestre, a homeotermia, que é a manutenção da temperatura corporal, regulada pelo próprio metabolismo. O estudo das aves é chamado Ornitologia.
A circulação
O sistema circulatório é composto de coração e vasos sangüíneos. Uma característica que favorece a