Biologia Aracn deos
Aproximadamente 6000 espécies pertencentes ao filo Echinodermata são conhecidas. Esses animais de epiderme e esqueleto interno calcários são triblásticos, celomados, sem metameria e deuterostômios, podendo apresentar espinhos. De hábito marinho, podem viver livres ou presos por pendúnculo, na região bentônica. No estágio larval, possuem simetria bilateral e, quando adultos, simetria radial. Compreende todos os animais marinhos invertebrados que são cobertos por espinhos, ou por um endoesqueleto calcário. Temos como exemplos as estrela-do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, etc.
Os animais deste filo são bastante simples, seu sistema nervoso é muito reduzido, não possuem qualquer tipo de órgão sensorial especializado, embora alguns tenham algumas células olfativas e tácteis. Têm o corpo com simetria radial, ou seja, seu corpo é dividido em partes iguais que se juntam ao eixo central. Há ainda os pentarradiais, com 5 partes iguais (maioria das estralas-do-mar).
O sistema hidrovascular (ou ambulacral): uma característica peculiar do filo, desempenha funções de locomoção, fixação e captura de alimentos. Além disso, auxilia na respiração e excreção. Consiste em canais cheios de água marinha, que penetram no corpo por uma placa perfurada denominada madreporito, e se comunicam com os pés ambulacrais, presentes na superfície do corpo. A pressão exercida na água pelos pés ambulacrais permite a locomoção, fixação e captura de alimentos desses animais.
O sistema digestório: É completo, com digestão extracelular. O sistema circulatório pode ser ausente ou reduzidodependendo da espécie, sendo as substâncias predominantemente distribuídas via celoma.
O sistema respiratório: pode ser reduzido ou ausente. No primeiro caso, a respiração é branquial. Não há sistema excretor: as excreções são lançadas diretamente no sistema hidrovascular.
O sistema nervoso: é composto por um anel nervoso que circunda a boca, local onde estão os nervos radiais. Podem existir olhos