BIOLOGIA AQUATICA
QUESTÃO 3
A transparência da água tem relação direta com a produtividade primaria devido a maior incidência da luz do sol, ou seja, em águas transparentes a luz solar, essencial ao processo de fotossíntese realizada pelos produtores primários, alcança maior profundidade, e assim é melhor aproveitada, veja um exemplo na figura 1 como a luz do sol penetra na água e alcança as algas . A turbidez da água tem relação com a quantidade de matéria sólida em suspenção, quanto maior a turbidez, menor será a incidência de luz do sol, e com isso menor será a produtividade dos seres fotossintetizantes (produtores primários).
A razão para as chamadas águas azuis oceânicas serem na maioria das vezes pobres em nutrientes tem relação com a quantidade de matéria orgânica em suspenção. Nas regiões costeiras o aporte de matéria orgânica provenientes do desague dos rios é a grande fonte de nutrientes, sendo a região oceânica muito afastada, esses nutrientes não chegam a essa região.
FIGURA 1 Incidência da luz solar no processo de fotossíntese das algas.
QUESTÃO 4
As adaptações permitem a sobrevivência da vegetação no ecossistema mangue, que é um ambiente inóspito, por ter a água salobra, solo lodoso e pobre em oxigênio, além de estar sujeito a regime de marés. Essas adaptações são reprodutivas, fisiológicas e morfológicas.
• Como adaptação reprodutiva, temos a germinação da semente dentro do fruto, ainda preso à planta-mãe, a semente possui uma forma parecida com a de um dardo, e quando se desprende penetra com a ponta voltada para baixo para que não se enterre no lodo salgado, pois a salinidade pode influir negativamente no desenvolvimento da planta.
• As secreções ativas como adaptações fisiológicas. Com alto poder osmótico em suas células, as plantas do mangue conseguem absorver por osmose a água do solo salgado, fazendo a sucção através de suas raízes.
• Raízes respiratórias ou pneumatóforos como adaptação morfológica, as