Discurso Político
PAPEL DAS ESCOLAS NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS
Ela tem o papel de socializar o cidadão, é o espaço onde o individuo aprenderá os valores de cidadania além do conhecimento específico para uma futura profissionalização. É na escola que aprenderá qual é o seu papel na sociedade e como se relacionar com o outro.
Assim sendo, será o papel de transmissão simbólica da sociedade e a padronização dos comportamentos, além do aprendizado.
No Brasil as escolas públicas estão funcionando como um fator de exclusão social de grande parte da população, pois além de não conseguir educar e profissionalizar o cidadão, também não consegue transmitir os valores morais e cívicos. Nossas escolas estão formando uma massa de analfabetos funcionais.
Infelizmente não há um projeto sério e uma política pública preocupada com a melhoria da educação brasileira.
DISCURSO POLÍTICO
O objetivo do Discurso político é o de influenciar ou buscar adesão de um maior número de pessoas, como também, compreender o que seria legitimidade (comando reconhecido como não arbitrário).
O ESTUDO DO DISCURSO POLÍTICO
A Análise do Discurso Político é uma disciplina nova que nasce da convergência das correntes linguísticas e a retórica greco-romana.
A definição da Análise do Discurso chama as noções da linguística textual possibilitando-nos vislumbrar quais seriam as intenções desses discursos. Compreender o que foi dito e muitas vezes os silêncios (muitas vezes o não dito também faz sentido).
É a disciplina que vai possibilitar o entendimento dos Discursos Políticos, seja com finalidade políticas (votos), seja como comentário. Explica as intenções do Discurso a partir de sua organização (doutrina, retórica, elementos de justificação ou legitimação).
LUGARES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO
Todo discurso político será analisado através desses 3 topos ou lugares:
1) Doutrina (qual é o sistema?): É o sistema de pensamento resultado de uma atividade discursiva que faz o