Biologia antigamente
INTRODUÇÃO ...................................................................................... 02
PRÉ-HISTORIA/ ANTIGUIDADE .......................................................... 03
IDADE MÉDIA ....................................................................................... 03
IDADE MODERNA ................................................................................ 04
IDADE CONTEMPORÂNEA ................................................................. 05
BIBLIOGRAFIA ..................................................................................... 09
INTRODUÇÃO
BIOLOGIA
Biologia significa "estudo da vida". É a ciência responsável pelo estudo da vida: desde o seu surgimento, composição e constituição; até mesmo à sua história evolutiva, aspectos comportamentais e relação com outros organismos e com o ambiente.
Assim, a Biologia tem como objeto de estudo os seres vivos. Tais organismos se diferenciam dos demais por serem constituídos, predominantemente, de moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio; e por apresentarem constituição celular, necessidade de se nutrirem, capacidade reprodutiva e de reação a estímulos.
PRÉ-HISTORIA E ANTIGUIDADE
A história da Biologia começa na pré-história, onde o homem começou a observar as plantas, quais eram venenosas, as que tinham bons frutos, o comportamento dos animais e época de frutificação de certos vegetais.
Na antiguidade clássica, Aristóteles tornou-se um dos mais importantes naturalistas. Observou e compreendeu o funcionamento dos órgãos dos animais, distinguindo-os entre animais com sangue e animais sem sangue e também percebeu a existência de órgãos análogos e homólogos.
O sucessor de Aristóteles, Teofrasto, foi o autor de inúmeros trabalhos sobre botânica (Historia Plantarum) que sobreviveram como sendo os mais importantes contributivos para esta área até à Idade Média.
IDADE MEDIA
A Idade Média é considerada por muitos como a idade das trevas no que