biologia animal
Para concretizar esse tema propomo-nos a efetivar um estudo bibliográfico das espécies animais extintos e em extinção dos últimos 50 anos, com o intuito de analisar a responsabilidade do homem nos impactos ambientais que geraram tais extinções. Com isso, queremos fazer um mapeamento de como está esse processo e divulga-lo.
Justificativas:
Nos últimos anos os impactos ambientais causados pelo homem geraram grande diminuição em habitat de muitas, “a destruição das florestas através do desmatamento, dentre outros, é um exemplo das perdas de habitats da fauna silvestre, um processo de mudança no uso da terra, através do qual um tipo de habitat é removido e substituído por outro. Neste processo de mudança, as plantas e animais que utilizavam o local, são deslocados ou destruídos” (DANIANE CIOCCARI ZAGO, 2008, p.13). Sendo assim com este levantamento visualizaremos esses impactos gerados ao longo do tempo pelo homem para estabelecer um mapeamento dos últimos 50 anos. Olharemos também para as espécies que entraram em riscos de extinção por causa desses impactos ou com ajuda deles.
Objetivos:
Mostrar a gravidade dos impactos gerados pelo homem e a contribuição deste na perda de algumas espécies e risco de extinção de outras.
Elaborar um mapeamento para visualizar o processo de extinção.
Métodos:
Os passos metodológicos serão:
1. Levantar por meio de revistas online e impressas, estudo das espécies animais extinta nos últimos 50 anos.
2. Levantar espécies animais em risco de extinção dos últimos 50 anos.
3. Analisar os impactos ambientais gerados pelo homem que causaram à extinção.
4. Comparar os possíveis motivos das extinções com os impactos gerados pelo homem, e mapear os locais desses processos de extinção.
Referencias:
ZAGO, Daniane Cioccari. Animais Da Fauna Silvestre Mantidos Como Animais De Estimação. Monografia de Especialização (Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental). Universidade Federal de Santa Maria, Santa