Biologia 1
• Raízes aéreas: raízes de suporte, tabular, cintura, grampiforme, pneumatóforas e sugadora.
• Raízes aquáticas
1. Velame, na verdade um tecido esbranquiçado e esponjoso que reveste algumas raízes, isso é uma proteção pelo fato de as raízes serem frágeis, geralmente é presente em plantas frágeis em lugares desprovidos de solo, como rocha, areia ou galhos, o caso das orquídeas ou de outras plantas epífitas (que vivem sobre outras plantas maiores, usando-as para obter luminosidade)
2. Raízes grampiformes ajudam na fixação de plantas “trepadoras” em outras árvores ou muros, o exemplo mais conhecido é a Raíz da Hera
GUGA
3. Raízes respiratórias:Também conhecidas como pneumatóforos, são raízes adaptadas a viver em regiões alagadiças como, por exemplo, os mangues, que possuem um solo lodoso, rico em detritos, porém pobre em oxigênio. A vegetação que vive nesse ambiente desenvolve raízes que crescem verticalmente para fora do nível da água. Elas possuem pequenos furos que permitem a entrada do oxigênio do ar. As raízes dessas plantas realizam a fixação e principalmente a absorção de oxigênio. As raízes mantém o mangue, esse por sua vez desempenha importante papel como:
• exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira.
• É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico.
• Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar. Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades