Biografias: Moisés e Jesus Cristo
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE FILOSOFIA
DISCIPLINA DE HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
ACADÊMICO: GIOVANE GONÇALVES
TRABALHO DA DISCIPLINA DE HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
PROFESSOR: ROMANO DELLAZARI
Porto Alegre
2013
BIOGRAFIA DE MOISÉS
E eis que nasce um menino, na tribo de Levi. Durante muito tempo, a mãe o esconde. Depois, para evitar que ele morresse, ela simula o abandono do bebê as margens do rio, quando a filha do Faraó aí chega para de banhar, sente pena da criança que chora, e manda retirar da água a cesta. A irmã do menino, que vigiava os fatos a distância, aproxima-se e propõe procurar uma mãe entre os Hebreus. Assim, a própria mãe do menino cuida dele durante a sua primeira infância, antes de envia-lo a sua protetora “que o tratou como filho e lhe deu o nome de Moisés”1. Ele é educado num ambiente principesco e “iniciado em toda a sabedoria dos egípcios”2.
Tempo depois, Moisés, já crescido, foi visitar seus irmãos e pode testemunhar como eram impostos duros trabalhos. Viu também, que um egípcio batia em um hebreu. Moisés, vendo que não havia ninguém por perto, matou o egípcio e escondeu-o sob a areia. No dia seguinte, quando Moisés voltou, os hebreus lhe contaram que havia sido visto por algumas pessoas matando o egípcio. Moisés ficou apavorado. Depois o Faraó ouviu falar do ocorrido e começou a procurar Moisés, para mandar matá-lo, mas ele fugiu3.
Moisés fugiu para a região de Madiã, num deserto, onde passou anos levando uma vida de pastor nômade. Esta experiência, talvez tenha sido necessária para Moisés para prepará-lo para a revelação que iria mudar completamente a sua vida.
Eis alguns fatos importantes da vida de Moisés: Salvo das águas do Nilo e criado como filho da filha de Faraó (Êx.2:10); Pela fé, quando homem feito, rejeita a glória do Egito, recusando ser chamado filho da filha de Faraó (Hb.11:24); Mata um opressor egípcio (Êx.2:12); Foge para a